quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Recife + 99 (os 100 lugares)


Ainda sob o impacto de Avatar, veio a mente o site 100 places to Remember (100 lugares para lembrar): http://www.100places.com/en/the100places0/.

Não é exatamente uma novidade, mas muita gente ainda não viu, então vale o registro. O site em questão mostra 100 lugares no mundo para nos lembrarmos pois eles estariam fadados ao desaparecimento caso nada seja feito para diminuir os efeitos do aquecimento global. Infelizmente, não está disponível em português ainda, mas mesmo quem não fala inglês (ou outra das línguas em que o site é escrito) pode perfeitamente entender a mensagem que ele passa ao navegar por um mapa mundi interativo que mostra os tais 100 lugares que seríam mais sensíveis às mudanças climáticas, com fotos, vídeos e textos sobre cada localidade.

Vale ressaltar que, dos 100 locais apontados pelos site, dois ficam no Brasil. Um é a Amazônia e o outro é o Recife! Aliás, basta caminhar pela orla da nossa Região Metropolitana para conferir o avanço do mar e ter a noção do quanto esse problema é real. No vídeo do Recife, o narrador explica que provavelmente as formações de corais que dão o nome à nossa capital seriam destruídas pelas mudanças do clima, deixando a cidade ainda mais exposta ao avanço do mar e eventos climáticos como tornados e maremotos que podem se tornar frequentes em todo o globo. Assustador.

Repetindo, vale a pena conferir e divulgar:http://www.100places.com/en/the100places0/

Nenhum comentário: