quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Roberto Leandro na Pauta dos Políticos

Publicado na coluna Pinga-fogo do Jornal do Commercio de 09/09/2010

“Precisamos construir um modelo de desenvolvimento sustentável para Pernambuco, criando empregos e distribuindo renda sem acabar com nossos recursos naturais. Isso é fundamental para que o crescimento do Estado seja duradouro e para melhorar a qualidade de vida das pessoas no presente e no futuro. Sem recursos naturais não pode existir empresas, empregos ou economia.

Roberto Leandro (PV) candidato a deputado estadual.

4 comentários:

ana disse...

Cara assessoria do Roberto Leandro(uma vez que, dos questionamentos que tenho feito a meus candidatos e candidatas, tem sido esta que responde- ou não-)

peço a gentileza de repassar o texto, que também enviei ao candidato ao senado Humberto:

Caro Leandro,

votei no PT praticamente em todas as oportunidades que se candidatou a algo desde os meus 16 até uns 28 (estou com 33). Agora aprendi que partido é partido, pessoa é pessoa, infelizmente.
Ao contrário de algumas outras pessoas, memorizo em quem voto e acompanho os desempenhos. Oportunidade passada votei em Tereza Leitão, tenho respeito por ela.

Pretendo desta vez, porém votar em propostas que creio esquecidas, você foi o nome mais ético que me veio à cabeça além da Tereza. Sei que meu voto é apenas um, e como tal, pouco significante.

Mas faço questão de expor um grave problema, passemos a ele:

Tenho pessoas com transtornos mentais na família. Todos/as sofrem, em especial pela falta de hospitais, desde o fechamento da ala psiquiátrica do Otavio de Freitas, nunca reaberta, atulhando a Tamarineira. Quando acho ruim, lembro que quem mora no interior está literalmente ao abandono e conformo-me.

Não sei se é do conhecimento, mas quando um destes nossos entes queridos está em crise, machucando-se ou apenas recalcitrando mais profundamente em comparecer ao CAPS, seu translado não é feito pelo SAMU, que recusa-se alegando impossibilidade, despreparo para lidar com a situação. Então nossos entes mais queridos são transportados por funcionários menos ainda preparados: PMS, POR CAMBURÃO.

Convenhamos que se o SAMU não é preparado, os MS são bem menos.

Por essa razão, o sofrimento dos parentes é aumentado em convocar toda a família, para, em carros particulares, à força, imobilizar o ente amado e levá-lo à Tamarineira.

Não falo por falar: tive que fazer isso para não expor minha mãe ao vexame público de sair num camburão da casa onde viveu por 35 anos e é conhecida pela vizinhança. Seu transtorno é leve e ocasional, mas a deixa sem dormir e elétrica e profundamente desconfiada, sendo praticamente impossível enganá-la.

No dia, inclusive, fui, veja a ironia, parada por policiais, que suspeitaram de um carro com três pessoas imobilizando uma senhora. Só nãofui presa porque coincidentemente o PM era meu aluno, me reconheceu e expliquei rapidamente a angústia do momento.

Qual a proposta para extinguir esse ferimento a dignidade humana? Paciente psiquiátricos não são criminosos, nem suspeitos/as, seu crime seriam serem abandondos/as pelo Estado?

Sinceramente, dessa vez, só voto em candidatos/as que de alguma forma lembrarem dessas "causas perdidas", incluindo o abandonado Alberto Maia, que visito eventualmente apenas por um dever de humanidade para levar algo àquelesqas desvalidos/as da sorte e de tudo.

Questionei também propostas relativas a proteção dos animais à outra candidata, mas lamentavelmente não tive resposta, razão pela qual lembrei de seu nome.

Forte abraço,

Ana Pontes

Roberto Leandro disse...

Ana, em primeiro lugar obrigado pelo seu elogio quanto a nossa conduta ética. Tenha certeza que declarações como a sua nos dão força para superar dificuldades e seguir nossa luta.

Sobre o problema que você relatou, acho que é uma situação gravíssima e sei que atinge não apenas a sua família como a de muitas outras pessoas. Quando fui presidente da Comissão de Defesa da Cidadania da Assembléia tive a oportunidade de conhecer dois lados dessa realidade. Fizemos visitas e denunciamos a situação de abandono de pacientes que sofrem de transtornos mentais em alguns hospitais do Estado. E também conversamos com famílias que não estavam recebendo o suporte necessário para cuidar dos seus familiares/pacientes em casa. Mas infelizmente, parece que os últimos governos não agiram para modificar essa realidade.

Assim como você, não acho que o transporte via Samu seja o ideal (por se tratar de ambulâncias para emergências), mas muito pior e revoltante é transportar um paciente em camburão da PM.

Na minha opinião, a Secretara de Saúde (em parceria com as prefeituras) tem condição e obrigação de proporcionar o transporte adequado para pessoas como a sua mãe, até porque isso faz parte do tratamento. Na Assembléia, podemos corrigir esse problema por dois caminhos, tanto por um projeto de Lei que regulamente esse transporte de forma adequada (com ambulâncias e profissionais preparados) como também podemos trabalhar junto ao Ministério Público para fazer um Termo de Ajustamento de Conduta que obrigue o Estado a cumprir seu papel de forma adequada. Se tiver mais sugestões pode nos procurar, que daremos toda a atenção. Um abraço.

ana disse...

Caro Roberto, agradeço pela resposta completa, atenciosa e detalhada.
Um grande diferencial que demonstra que, se o candidato se dispõe a esclarecer antes, possivelmente manterá tal postura posteriormente.Repassarei sua conduta a meus alunos e alunas, a quem propus que questionassem seus candidatos e candidatas e só votassem em quem lhes responde concretamente.
Muito obrigada!
Ana

Roberto Leandro disse...

Obrigado também Ana. E reforço que valorizamos muito a participação das pessoas para construir e nortear nossa atuação. Até porque acreditamos na idéia de um mandato que é construido coletivamente.

Um abraço.